Qual a diferença de um intelectual e um intelectualóide?


Este post tem a finalidade de deixar bem claro o que define uma pessoa como intelectual e como intelectualóide . Este que cada vez mais ocupa espaços na mídia, nas empresas, na educação como uma praga que precisa cada vez mais ser ouvida . É por isso que você precisa saber diferenciar um do outro, para que você possa manter distância dos intelectualóides, antes que eles te contaminem com suas palavras.

O intelectual é o indivíduo que usa o seu intelecto, ou inteligência, para estudar, refletir e especular sobre idéias, de modo que este uso tenha um propósito e relevância social e coletiva .

Já o intelecualóide, é aquele sujeito que fica horas por dia estudando termos científicos e acadêmicos, atravessa as madrugadas devorando enciclopédias fajutas e  escreve em blocos de papel frases de grandes pensadores. E tudo isto para um único motivo: ridicularizar e menosprezar quem convive com ele. O intelectualóide encontra-se em todas as camadas sociais sendo que, uma característica marcante deles é a vitória invicta. Estas criatura sempre "vencem" em todas as discussões, não importando o quanto os argumentos decorados por eles possam ser refutados.

E aí... quantos destes intelectualóides você conhece pessoalmente? Eu também os acho um pé pedante no saco. Mas meus amigos, saibam que eles possuem o seu "calcanhar de Aquiles", e você pode usar isso a seu favor : a ignorância deles. Isto mesmo, apesar do esforço para humilhar os demais com conhecimento, um intelecutalóide nunca toma propriedade do conhecimento que ele passou horas decorando, é só desarmá-lo com uma pergunta fora do contexto que ele esta discursando. Hum... faça assim: no meio das explicações e auto exaltações do sujeito, pergunte a ele o porquê das cabritas comerem a relva fresca e verdinha nas montanhas defecarem estas na forma de bolinhas pretas. Pronto! Faça com que os demais te ajudem neste grande questionamento! Quando ele começar a fundamentar a resposta, interrompa-o dizendo : Fulano, nem de bosta você entende, vai querer entender disto ( o assunto inicial ).

Pode ser que de certo, mas uma coisa é fato: um intelectual pode sim tornar-se um intelectualóide, já este dificilmente passará por uma metamorfose cultural !



2 comentários:

Francisco Castro on 12 novembro, 2009 disse...

Olá, amigo!

Eu conheço dos dois tipos. Evidentemente, os do segundo tipo são muito mais fáceis de serem encontrados. Muito embora existam em pouca qunatidade, os do primeiro tipo são quase que inesistentes, são muito raros.

Abraços

Francisco Castro

Cris on 13 novembro, 2009 disse...

Um intelectual não fica se exibindo diante da ignorância (no sentido de não saber) dos que com ele compartilham quaisquer assunto. Já o outro tipinho, basta-nos ter um mínimo de inteligência que colocaremos o sujeito no seu lugar.

Beijocas

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template