Baby Boomer, X, Y ou G. Qual é a geração do chefe?


Você já ouviu falar de choque de gerações? E você sabia que cada geração possui características específicas de acordo com o desenvolvimento social, economico e cultural de cada época em que eles nasceram? Pois saibam que cada geração recebe um nome, batizado por estudiosos da sociologia, economia, antropologia e marketing. E o que isso importa a você e ao nosso chefe? Ora se vocês dois são uns alienados, nada! Mas é através do conhecimento das caracteríticas de cada geração que as relações humanas e economicas são tecidas, e para não dizer, manipuladas.Vejam as características de cada uma e se elas correspondem a sua maneira de agir:

Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1961):
  • Ocupam cargo de topo na hierarquia ou são profissionais de nível sênior;
  • Vestem a camisa” – são pessoas totalmente voltadas ao trabalho, que é sua prioridade nº 1;
  • Voltado a resultados e são competitivos;
  • Maior dificuldade é a perda de status e poder;
  • Não se preocupam muito com qualidade de vida;
  • Liderar significa comandar e controlar;
  • Têm uma relação difícil com tecnologias digitais, aprenderam a lidar depois de adultos.

Geração X (nascidos entre 1962 e 1977) :
  • Ocupam cargo intermediário na hierarquia ou são profissionais de nível pleno.
  • Têm muita experiência e dedicação.
  • Têm um medo inconsciente de ser despedido e de ser ameaçado por alguém da geração Y.
  • Também vestem a camisa, com foco em resultados.
  • Buscam equilibrar a vida pessoal com a profissional.
  • São “imigrantes digitais”, aprenderam a lidar tecnologias digitais na adolescência.
  • Costumam ter um elevado nível de estresse.

Geração Y (nascidos a partir de 1978):
  • Ocupam cargo iniciais na hierarquia ou são profissionais de nível sênior; em TI podem ocupar cargos de direção
  • Têm forte auto-estima e compromisso não negociável com valores; 
  • São fascinados por desafios, e querem fazer tudo do seu jeito;
  • São impulsivos e enfrentam sem medo posições de poder e autoridade;
  • São “multitarefa”;
  • São “nativos digitais”; 
  • Têm facilidade com reuniões virtuais; 
  • Querem flexibilidade de horários e preferem roupas informais; 
  • Dificuldades com hierarquia, vivem em rede e odeiam burocracia, controles e atividades rotineiras.

 Geração G (pode ter nascido em qualquer destas épocas, ou estar nascendo agora):

Dar é a nova forma de receber e partilhar a nova forma de dar. Ou seja é a geração da Generosidade,e assim, dar, doar, dividir e colaborar em todos os sentidos, tornam-se exigências e não mais simplesmente qualidades de alguns. A geração G foi "descoberta" pela Trendwatching e seus observadores de tendências, o crecimento da importância da  "generosidade", como regra para as relações sociais e empresariais, é em função de que  os consumidores estão desgostosos com a ganância do capitalismo e a suas consequências desastrosas para a economia. A necessidade da generosidade coincide com o surgimento de uma cultura on-line abastecida de indivíduos que compartilham, dão, se envolvem, criam e colaboram bastante e frequentemente. Além da recente crise econômica e ambiental, a web 2.0 e sua funcionalidade de compartilhamento, são reponsáveis pelo surgimento desta nova forma de pensamento. Eis que surge uma geração de indivíduos comprometidos onde compartilhar uma paixão e receber reconhecimento substitui o "ter" como o novo símbolo de status." Pense nisso: o mercado exigirá um novo profissional! Coitados dos egoístas por natureza!

E agora aonde o chefe que pensa ser líder se enquadra ?? Baby Boom, talvez, mas como nosso personagem não tem uma idade definida, e levando em conta, suas atitudes arcaicas, eu díria que o chefe é da geração ... alfa.

Fontes: Berna Bauer
          Terra e Trendwatching



1 comentários:

Cris on 17 novembro, 2009 disse...

A minha antiga chefe era BB, atualmente estou desempregada para poder resolver problemas pessoais. Confesso que a tirania dela era insuportável.

Beijocas

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template