As 10 hablidades de um líder fajuto!


Olá prezados, hoje estreio aqui neste blog a série Relações de Poder, onde de forma bem humorada você e eu iremos escrachar com o terrorismo corporativo que vivemos todos os dias. Serão posts que perseguirão com sarcasmo a figura mítica do chefe e dos seus asseclas, com os quais convivemos todos os dias na "lida" pelo ganha pão.

Inicio o primeiro post com a seguinte pergunta : O que todo chefe mais deseja na vida? Infernizar a sua vida é apenas uma opção, ter nas mãos poder absoluto sobre a vida de seus subordinados é outra... mas a principal sem dúvidas é ser chamado de líder!

Líder... líder, você  é um bom líder... eu sou um super líder... subi na cadeia evolutiva da chefia. O simples som destas palavras soa com uma canção nos ouvidos do chefe. Sim, queridos leitores, não se enganem, pois apesar de não saber diferenciar liderança de chefia, o incompreendido chefe tem em mente que líder é muito melhor que chefe!

De um dia para o outro, mentira o mala ficou meses fazendo cursinhos e workshops de liderança, o chefe auto intitulado líder. Mas como não adianta de nada, dar banho em um suíno, perfumá-lo e ainda por cima por um laço vermelho sobre a sua cabeça, pois ele sempre voltará a lama, o chefe não consegue esconder sua natureza primitiva. Vejam 10 pontos que denunciam que seu chefe ainda é o bom e velho chefe:

1) Bom exemplo: Ao invés participar efetivamente junto aos seus subordinados  vendo a realidade deles onde a empresa realmente respira, não importando a posição que ocupa na organização , o pseudo líder permanece em seu pedestal com a braguilha das calças aberta e a bexiga cheia, esperando pelo momento certo de dizer: Se virem. estão aqui para trabalhar, incompetentes, eu não posso fazer nada !!!

2) Paixão: Um líder utiliza sua paixão, seu tesão pelo trabalho, pela conquista de metas como ferramenta  motivadora para os seus colegas e subordinados, esta paixão é luz, e compartilha esta luz com palavras e ações em constância. Já o chefe... o chefe...como você querer que ele ilumine algo se o coitado não tem luz nenhuma!? O chefe sabe é empurrar tarefas !!! E quando ele tenta demonstrar um pouco de paixão, o que vemos é um discurso copiado da revista Exame, declamado aos berros duas vezes por semana!

3) Organização: O chefe conduz a sua equipe como um cão na busca da sua própria cauda. A desorganização do chefe é refletida diretamente nos subordinados dele. A primeira coisa que o chefe  faz para mostrar que ele é um líder, é arrumar a mesa dele e criticar a sua, mas não se engane com mesas arrumadas!

4) Delegação: Que insulto ao chefe!! Compartilhar sua ambrosia dos Deuses, o poder da chefia! Com meros subordinados! Mas espere aí, o chefe ouviu em um cursinho de liderança que um líder delega. E agora o que ele faz? Simples, ele aponta o dedo sobre as cabeças da sua equipe e escolhe os mais puxa-sacos e incompetentes que no final das contas sempre dependerão dele, se não houverem perfis como este na equipe do chefe, ele retira toda a autonomia de quem ele delegou parte de seu poder, assim a estes não permitido dar um sorriso dentro da empresa, sem consultar o líder, digo...o chefe.

5) Responsabilidade: Ora bolas, todos sabem que o chefe é responsável!! Apesar de não cumprir horários, acompanhar a produtividade da empresa, procurar alternativas de superação de metas junto a sua equipe, o chefe é sem dúvidas "responsável", afinal de contas ele possui todo o conhecimento necessário para exercer o cargo que ocupa, a promoção dele foi merecida, foi conquistada com mérito, sim... nada de conspirações, apadrinhamento, ou por compartilhar da mesma árvore genealógica que os superiores dele, nada disso... jura!

6) Comunicação: Grandes líderes são grandes comunicadores, eles sabem com maestria traduzir o próprio pensamento para a sua equipe! O novo líder, antigo chefe, também sabe disto, vejam como ele adora a palavra comunicação, tanto que em todos os seus discursos autoritários aos berros ele procura de alguma forma encaixar no emaranhado de palavras a dita cuja comunicação.

7) Coragem e honestidade: O chefe sabe que agora que ele é um líder,  além de distribuir tarefas e fiscalizar a execução delas, seu precioso caráter , que custa R$ 1,50, será posto a prova , pois inevitavelmente ele irá encontrar-se em situações onde a saída correta não é a mais fácil, será preciso coragem para pagar o ônus da honestidade. E pior do que isso, o líder sendo responsável pela sua equipe, terá que defendê-la, seja de um cliente com ferraduras ou das ações arbitrárias da alta cúpula da organização. O chefe resolve tudo isto muito fácil, ele ajuda a botar fogo no circo só para ver os palhaços morrerem queimados, e ainda acha um culpado.

8) Saber ouvir: Isto é fácil para o exercício da liderança do chefe, pois Deus lhe concedeu dois ouvidos completos e que funcionam em horários alternativos, ou seja , quando lhe convém.Fala sério, se o chefe vai conseguir manter a empolgação da sua equipe ouvindo as demandas dela? Deixem ele discursar e contem quantas vezes ele utiliza a palavra comunicação!

9) Conhecer a sua equipe: O chefe sabe como ninguém trabalhar os relacionamentos humanos como vantagem competitiva da sua equipe. Ele impõem o medo e o assédio moral e todo mundo segue como um bando de cordeirinhos! Muito fácil!

10) Ser eternamente discípulo: Aqui a coisa ficou complicada, pois o chefe enxerga a humildade como um defeito, e os seus superiores como um mal necessário e fingir que é subordinado a eles, um sacrifício diário.

É amigos, esta figura, o chefe, esta em todo tipo de organização. Você conhece alguém parecido ? Trabalha para um destes? Expresse sua opinião nos comentários, e se quiser desabafar ou críticiar alguma relação de poder a qual é submetido, mande um e-mail para o Fala Alterado que eu publico a sua "aflição" preservando a sua identidade.

Fonte de apoio:
Instigator blog

1 comentários:

Cris on 12 novembro, 2009 disse...

Ricardo,

O mais importante é ter espírito de equipe porque ninguém consegue bons resultados sozinho, entretanto, os que se acham, devem ficar muito preocupados, pois certamente tera alguém que puxará o seu tapete.
Beijocas

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template