3 formas de amar .


É possível amar uma pessoa ,apaixonar-se por uma segunda e sentir desejo sexual por outra ?Se você respondeu que sim , calma você não é um pervertido sem coração .Segundo a antropóloga americana Helen Fischer ,não só é possível como , é em certo sentido ,"natural".ela defende a teses que a evolução levou os seres humanos a desenvolverem 3 programações biológicas para buscar parcerias amorosas .


E cada uma delas conta com uma química cerebral diferente :




  • A oxitocitona é responsável pelo sentimento de vinculo emocional ,é o que você sente pela sua parceira com a qual você construiu uma família .


  • A testosterona.... marvada, é que te faz desejar aquela gostosona , por mais amor que você sinta pela sua esposa e quão feliz seja o seu casamento .


  • Já o amor romântico , o dos suspiros , affff.... é bem mais complexo .Ele é uma louca mistura de altos níveis de dopaminas e de norepinefrina .

Mas a sensação de possessão e obessessão sobre o ente amado ....behind for me satan.... pode ser a ausência de uma substancia para a sensação do bem-estar : a famigerada serotonina !


A coexistência dos 3 sistemas em nosso cérebro , permite que sejamos estimulados de diferentes formas por pessoas diferentes, o que pode causar muita confusão.E diga-se de passagem : e quanta confusão !


Mas para fechar com chave de ouro , Helen esclarece :

"Em última ,análise , a natureza nos criou para que possamos reproduzir ,não para sermos felizes ."


Afff...grande consolo .



fonte :revista Galileu 04/2006 adaptada (realmente adaptada).

1 comentários:

Daniela Figueiredo on 30 janeiro, 2009 disse...

Oi, Ricardo. Acho realmente possível isto acontecer. Ninguém é de ninguém e nem está livre de ter sentimentos diferentes por pessoas diferentes. Quando nos envolvemos com uma pessoa, é natural queremos ela só para nós, vem o sentimento de posse. Saber que o outro tem algum sentimento ou atração por outra pessoa mexe com o nosso ego e dificilmente aceitamos. Mas também não estamos livres de sentir o mesmo por outras pessoas e passamos a entender o outro, mas nem por isso aceitar. Respeitar o sentimento do companheiro é essencial para um relacionamento saudável, preservar sem ferir o ego, pois este quando ferido provoca terremotos na relação e nem sempre é possível recuperar o que foi demolido. Beijos.

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template