A lenda do Tsuru e a menina Sadako Sassaki

Natal ,final de ano , shopping lotado , você preocupado com os efeitos da crise sobre o preço do peru...enfim um corre corre sem sentido !Trago então uma lenda e uma história para refletirmos do que realmente deveriamos procurar nesta época.

O Tsuru é um dos animais que simbolizam a mocidade eterna e felicidade da Ásia.Diz-se que ela vive 1000 anos. São, possivelmente, os pássaros mais velhos da Terra.Era considerado o pássaro companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos, que supunham terem poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru, passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida longa. É uma das aves mais conhecidas do Oriente, perdendo apenas para a Fênix, a ave que renasce das cinzas. A cegonha é considerada a mãe de todas as aves e representa o canal entre o mundo dos vivos e dos mortos. Algumas vezes a imagem do tsuru é colocada em caixões, para que a alma do morto seja levada para o céu em suas costas. Como um símbolo de longevidade, os japoneses costumam presentear os amigos com uma dobradura de papel (origami) em forma de Tsuru. Dizem que se você conseguir dobrar mil tsurus (enquanto mentaliza ,com toda a sua fé e esperança, um desejo), este desejo será realizado !!!
fonte : http://thousandsoftsuru.wordpress.com/about/


Mas foi a pequena japonesinha Sadako Sassaki que popularizou esta lenda mundialmente tornando o Tsuru um símbolo do desarmamento nuclear .Nascida em 1943,aos dois anos de idade ela viu o céu se iluminar com o poder de destruição da bomba de Hiroshima (06/08/1945).Aos 12 anos de idade foi-lhe diagnosticado uma sequela da bomba : leucemia .

Na luta contra doença no hospital , um dia , um amigo de escola foi visitá-la e levou consigo algumas folhas de papel .Este amiguinho dobrou para ela alguns Tsurus e lhe contou a lenda dos 1000 grous.Sadako então, começou a dobrar as aves com a esperança de ficar curada e viver feliz.Como a doença a vencia,ela começou a pedir paz para o mundo.Ela não conseguiu terminar os 1000 , parou em 964,cabendo esta tarefa para seus colegas e amigos terminarem.Eles então começaram a pedir por todas as crianças com sequelas da bomba.

Desta iniciativa foi formado uma espécie de clube , que passou a arrecadar dinheiro para erguer um monumento .Com a contribuição de muitas escolas no Japão e ao redor do mundo, em 05/05/1958 foi inaugurado o Monumento da Paz das Crianças,no Parque da Paz de Hiroshima.Todos os anos,pessoas do mundo interio levam Tsurus para o local>Com fé todos desejam espalhar através das asas do ave de papel a mesnagem escuplida na base do monumento de Sadako :

"Este é o nosso grito,esta é a nossa oração :PAZ NO MUNDO!"






2 comentários:

Alexandre Brendim on 09 dezembro, 2008 disse...

Ricardo,

Deixei uma mensagem para você no meu blog, espero que goste.

http://www.jjcabeleireiros.com.br/blog.html

Alexandre Brendim on 09 dezembro, 2008 disse...

Deixei uma mensagem para você no meu blog, espero que goste.

http://www.jjcabeleireiros.com.br/blog.html

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template