Blogagem Coletiva :Consumo Consciente











Pense agora e responda :O que eu faço realmente pela preservação do meio ambiente ? Espero que não tenha respondido nada !Bom , a primeira que coisa que a a maioria da pessoas responde é que elas reciclam o seu lixo.Mas espera ai um pouco... você recicla o seu lixo?!Que bonito ,não é ?!!


E se eu dissesse que a reciclagem não é o milagre do século e que você apenas esta seguindo uma jogo que grandes industrias vendem como responsabilidade sócioambiental?Tudo bem... pode continuar entoando o mantra da sociedade de consumo : reciclar é bom,reciclar é preciso,vamos todos reciclar,vamos salvar o planeta reciclando!


Em parte a reciclagem contribui sim para amenizar as sequelas que estão ai e ainda virão do nosso insustentável desenvolvimento.Mas as coisas não são tão simples assim. Quando separamos nossos recicláveis, não temos a menor idéia do que vai acontecer com elas depois de serem coletados por catadores ou por algum sistema formal de coleta seletiva. Achamos que, de alguma forma mágica, eles serão transformados em novos produtos e que, nesta operação, haverá economia de energia, de água e de matérias-primas não renováveis, fato que muito contribuirá para um futuro melhor para as gerações que nos sucederão.

Quem mais se beneficia com este modelo é a própria indústria , que ao invés de ter que comprar matéria-prima , ela reaproveita a que existe nos recicláveis .E neste processo são aplicados mais energia eléctrica e mais uso de água neste processo de reaproveitamento .Quando se fala em reciclagem, os conceitos de energia, meio ambiente e economia estão interligados. Portanto devemos avaliar quem vai operar todo este complexo sistema, e de que forma, para que os custos não sejam altos, para que haja eficiência e para que os ganhos sejam bem aplicados e corretamente distribuídos.


Certa vez tinhamos que apresentar um trabalho de faculdade sobre percepção ambiental e cidadania ,enquanto os outros grupos espremiam-se em pesquisas e apresentações em pps,sugeri ao meu grupo que não escrevêssemos linha nenhuma sobre o trabalho e muito menos fizéssemos a apresentação em pps.O combinado foi que chegaríamos bem cedo no dia da apresentação e com a autorização prévia do professor e da reitoria , todas as lixeiras do corredor seriam retiradas deixando apenas as sanitárias.Bom na hora do nosso grupo apresentar ,não havia uma mesa com alguma embalagem do em cima .Até o professor estava com a garrafa pet de água na mão!então nossa apresentação se resumiu a uma pergunta:Até quando conseguiremos manter este sistema de geração de resíduos ?

Mas meu Deus , aonde esta a solução correta ?Não digo a correta , mas quem sabe a mais adequada é o uso do bom senso através do Consumo Consciente, é você quem deve saber o peso de cada item que coloca no carrinho de compras ao meio ambiente!Evite comprar produtos com excesso de embalagens,se possível adquira uma sacola de pano ou nylon para fazer suas compras deixando assim de vez de lado as malditas sacolinhas plásticas.Evite embalagens de isopor que são muito mais difíceis de reciclar e contém substâncias prejudiciais em seu interior,procure adquirir produtos que prezem por uma consciência sócioambiental.E continue separando o seu lixo e certificando-se para onde ele vai.



para participar da blogagem coletiva , click no banner ao lado ou acesse : http://www.samshiraishi.com/consumo-consciente/

1 comentários:

Sam on 05 janeiro, 2009 disse...

Puxa, mas que post forte. Impossível não concordar com seus argumentos, mas igualmente impossível não sentir o puxão de orelha implítico/explícito nas suas palavras. Por conta disto, agradeço-lhe. E parabenizo sua coragem na apresentação do trabalho, não sei se teria a mesma firmeza em minha atitude, mas certamente deve ter marcado a vida de muitas pessoas, inclusive de seu professor.
Obrigado e um feliz 2009 para vc.

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template