Blabláblá ambiental .



Há um ditado popular que diz "que algumas pessoas vieram ao mundo para chorar , e outras para vender lenços", dentro dos questionamentos sobre a questão ambiental , não é de admirar que surjam espertalhões que se aproveitam das inquietações que a nossa insustentabilidade ambiental nos traz .Talvez a mais preocupante, seja o amargo futuro que o Aquecimento Global nos reserva , neste sentido surgem inúmeras campanhas e empresas prometendo compensar ou neutralizar nossas malditas emissões de CO2 e dos demais gazes causadores do efeito estufa ,isto se nós "plantarmos" uma meia dúzia de árvores .
Um slogam bonito, uma campanha de apelo emocional fundamentada no bom e velho marketing ... e pronto ,seu coração e consciência são refrigerados com um alívio de ter feito a sua parte !Para tanto cito outro ditado :nem tudo que reluz é ouro !

Você lá no seu íntimo acha mesmo que haverá tanta área para plantar todas as árvores necessárias para neutralizar as emissões do mundo inteiro ?

ALTO LÁ ! Seu alterado pessimista !Infelizmente não é todo mundo que quer seguir por um caminho de preservação ! (você até pode ter pensado isto a meu respeito ao ler os primeiros parágrafos).

Tudo bem ... vamos considerar que uma pequena parcela da população mundial participe da onda Carbon Free.Quem nos garante que a empresa que cuidará do plantio das espécies é uma empresa séria ?E quanto as espécies ?Quais são ?Elas fazem parte do ecossitema da área que serão plantadas?Áh e por falar em área?Onde são estas áreas?Quem irá cuidar das espécies nos próximos 20 ou 30 anos, e leas vão chegar a fase adulta , quem garante ?Qual foi a fórmula utilizada para conseguir o coeficiente de captura do CO2?E mais , será que as espécies escolhidas possuem todas a mesma capacidade de processar o CO2?Várias perguntas ... e outras mais ... e poucas empresas deste mercado possuem as respostas para elas !

Falo deste assunto utilizando um exemplo , pois no ano passado um certo grupo me convidou para trabalhar num "projeto" de neutralização de CO2.A empresa estava começando no mercado , alias estava saindo do papel , mas já possuía 3 grandes clientes interessados em pagar caro para eliminar as emissões atmoféricas da suas chaminés plantando arvores .Não aceitei a proposta , julguei ser um engôdo com cnpj , em meio à varias deficiências técnicas , a resposta que eu ouvi era de que o papel aceita qualquer coisa .

Mas não estou colocando todas a empresas e projetos no mesmo saco de farinha dos sem escrúpulos .Há vários projetos sérios de recomposição da mata nativa ,bem como a recuperação de áreas degradadas e do manejo florestal sustentável da indústria do papel e celulose.Imagine quantas vidas podemos salvar com o replantio nas encostas de morros e entorno de rios e mananciais.É nossa obrigação buscar o máximo de informações sobre qualquer projeto que use o meio ambiente como bandeira .Procure entidades que possuem um histórico em suas ações ao longo do tempo que demonstre a luta pela preservação do meio ambiente.

E fala sério , você acha que há boas intenções num slogam que de certa foram incentiva o consumo e a geração de emissões sem você se preocupar , já que os caras vão limpar a sua barra plantando árvores?

O caminho a seguir é o do bom senso , da mudança de atitudes quanto a sua atuação com o planeta .Comece hoje , repensando o seu consumo e o quanto você desperdiça dos recursos naturais .Não se deixe enganar por qualquer um que aparece querendo vender um "lenço" milagroso para um problema complexo .

1 comentários:

joao Assis on 07 dezembro, 2008 disse...

amigo,
que bela postagem,muito esclrecedora,que nos permite confrontar as várias linhas da hipocrisia humana,enquanto uns fingem que pagam,empresas fingem que plantam,e assim caminha nossa medíocre humanidade,mesmo que funcionasse,induziria que podemos tudo,basta desembolsar uma quantia em dinheiro e pronto.
parabéns pela postagem,um forte abraço.

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template