O meme nosso de cada dia


Há quem os odeie e não possa ouvir falar deles , e os motivos para refuta-los são os mais variados .Em contra partida há quem não consiga conectar à web sem procurar ,responder e enviar um meme.Meme ?? Antes de entrar na blogsfera Meme para mim era um tiozinho alcoólatra , o Seu Même que vivia na porta de um boteco na minha cidade natal.


O que poucos sabem é que esta evolução das correntes por e-mail , possui uma fundamentação científica antes mesmo da popularização dos PC’s, o termo foi cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso O gene egoísta, basicamente meme é uma informação que é passada de cérebro para cérebro e multiplicada assim por diante .A idéia era dar conta de explicar as transmissões culturais analogamente à transmissão dos genes, daí o termo foi reduzido para um parecido com “gene”, o “meme”, que está relacionado à memória.No processo de evolução e seleção para garantir a nossa sobreviencia , os gene foram passados de corpo a corpo , assim o meme foi passado de cérebro para cérebro.É por isto que a cada geração não precisamos aprender a dominar o fogos e fabricar ferramentas com pedras para nossa sobreviencia .

A transimissão do meme se dá de diferentes formas , através da música , de gravuras, da palavra escrita e falada e través de slogans.

A publicidade e a religião usam e abusam de memes para firmarem suas marcas e suas opiniões .Como aderir a um meme é um processo de seleção natural , a publicidade usa de vários artificios para seduzir clientes e consagrarem seus produtos no mercado.

É verdade, que a religião tem um pouco mais de trabalho de construir suas idéias , mas devido a força dos seus registro escritos , a idéia religiosa tende a se propagar por séculos . Quer saber um meme religioso famoso ? Eis um “reencarnação”... mais um “a vida após a morte”

Mas então os memes são mocinhos ou vilões ?Depende da finalidade para que são usados .Um blogueiro pode usar de memes para atrair visitas ,difundir uma idéia e colher opiniões na intenção de promover uma interação sadia .Alias , há blogs que são um verdadeiro meme !

Mas imagine no poder de uma idéia que é transmitidas de cérebro para cérebro , imagine esta ferramenta com seu uso dominado, e somando a capacidade super desenvolvida do cérebro humano em copiar idéias.Assim é possível propagar idéias de alienação e dominação sobre grande parte da população .E não é isto que a mídia sabe fazer com maestria ?

Logo ,os memes mais aptos podem, na realidade, acabar por nos distrair e afastar daquilo que na realidade gostaríamos de fazer com a nossa vida, mas podem ser uma ferramenta de propagação de positivismo e interação entre os indivíduos se bem elaborado.

Fonte : pt.wikipedia.org/wiki/Meme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template