Energia das ondas em Portugal


O primeiro projeto de produção de energia que aproveita o movimento das ondas do mar do mundo entrou em operação na terça-feira (23/9), com 2,25 MW. Localizada em Aguçadoura, Portugal, a central é administrada pelo grupo formado por EDP, Efacec e Babcock&Brown. As empresas possuem 77% da joint-venture, e o restante pertence à Pelamis Wave Power Limited, responsável pela tecnologia. O investimento da primeira fase é de € 9 milhões.

Inicialmente, o parque gera energia com 3 conversores, sumi-submersos, compostos por estruturas cilíndricas ligadas por dobradiças. Na segunda etapa, mais 25 máquinas serão instaladas para aumentar a capacidade em até 21 MW. Os geradores estão a 4,8 km da costa de Portugal.

Assim que as duas fases forem concluídas, a expectativa é atender à demanda média anual de energia elétrica de cerca de 15 mil famílias.

O parque é o primeiro desse tipo de energia a ser implementado do Ondas de Portugal. Do consórcio português, a Babcock Brown possui 46,2% de participação, a Enersis detém 35% e a Efacec, 20%. O objetivo das companhias é promover projetos de produção de eletricidade e criação e desenvolvimento de equipamentos e fábricas.

Parabéns ao governo de Portugal por incentivar o desenvolvimento desta energia limpa !

Aqui no Brasil com a nossa extensa costa , o que falta é apoio financeiro e do governo para tirar os projetos que já temos de dentro das universidades para o mar !

fonte :http://www.energiahoje.com/index.php?ver=mat&mid=360593



4 comentários:

Osc@r Luiz on 26 novembro, 2008 disse...

Show de bola a sua postagem.
No meio de tantas "inutilidades cibernéticas" (como a que eu postei) a sua só me dá mais orgulho de ostentar o seu link entre os meus favoritos.
Parabéns!
Grande abraço!

Osc@r Luiz on 26 novembro, 2008 disse...

Cara, sabe o que senti falta aqui?
De um "encaminhador" do post por email.
Conheço uma blogueira que adoraria ler essa sua importante postagem e não pude enviar por email diretamente daqui.
Talvez seja uma boa oportunidade de pensar nessa possibilidade.
Como está moderado, nem pecisa publicar isso. É só uma crítica construtiva que pode ser motivo de anseio de outros leitores que podem ter ficado com preguiça de avisar.
Abração!

berenice on 26 novembro, 2008 disse...

Que notícia ótima e interessante! Pensar que o Brasil tem tanta área de mar e potencial.

Ah sim, teu site tá ótimo! Entrou direitinho, sem problemas.

Bjs
http://www.blogdaberenice.blogspot.com/

Lola on 27 novembro, 2008 disse...

Olá,Ricardo, (acredito que seja este seu nome, é o que vi as pessoas escrevendo!)
A Blogueira que o meu amigo Oscar comentou, sou eu, ele enviou o link por e-mail para mim.
Gostei muito da sua postagem, por coincidência recebi hoje um e-mail da Fernanda Araujo da ImagemPress Assessoria de Imprensa e Comunicação sobre o que aconteceu na segunda edição, a Eco Power Conference 2008 no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis/SC. Um dos assuntos em pauta tem a ver com sua postagem : "
Energias Renováveis do Mar – Situação atual e perspectivas.
Foram debatidos os avanços tecnológicos existentes no mundo com apoio dos Professores Jens Peter Kofoed - Aalborg Universitet da Dinamarca -; Segen Farid Estefen - Diretor de Tecnologia da COPPE – UFRJ -; e do Dr. Cláudio Bittencourt da DNV - DET NORSKE VERITAS, empresa norueguesa, sediada em Londres, com larga experiência na certificação de navios e estruturas atuam em ondas e mares. Os estudos para instalação de uma planta piloto de conversor de energia das ondas em energia elétrica com tecnologia brasileira já foram realizados pela COPPE/UFRJ. Já no inicio de 2009 serão iniciadas as atividades para instalação da 1ª Usina de Demonstração de Energia das Ondas no Brasil, com geração de 100 kW no Porto do Pecém no Ceará. Tal iniciativa, manterá o Brasil na vanguarda destes estudos que vem sendo realizados por um pequeno grupo de paises tais como USA, Escócia, Dinamarca e Espanha."
Gostei do assunto e mais tarde pretendo fazer uma postagem sobre ele, posso utilizar também o seu material?
Foi bom passar por aqui!
Obrigada Oscar por me avisar!
Beijos.

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template