Pare de andar com pobres ... e fique rico !!

Olá sequelados !
Esta reportagem é velha eu sei ... mas como terminei de ler o livro Pai Rico, Pai Pobre, do Robert Kiyosaki (é muito bom) ,procurei numa livraria virtual por mais livros dele .Os preços não estvam nada bom então resolvi fazer uma search no google sobre o autor(mentira , era para achar uns ebooks de gratis) .E achei esta reportagem que ele deu em 2005 para a Você SA.Em tempos de crise economica mundial ,vou postar esta reportagem .Na época foi considerada uma reportagem muito, será ?Leia e tire suas conclusões :



As estratégias do polêmico guru das finanças Robert Kiyosaki (autor do livro Pai Rico Pai Pobre)para você trabalhar menos e ganhar mais.Você quer ficar rico? Então, esqueça seu salário, os bônus e os benefícios da empresa onde trabalha. Segundo o guru das finanças e autor do best-seller Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki, de 57 anos, a melhor estratégia para você virar um milionário é ter duas carreiras: uma para você e outra para o seu dinheiro. "Ensinar as pessoas a passar suas vidas trabalhando por renda é como ensinar alguém a ser um escravo bem pago pelo resto da vida", diz o pai rico no livro Aposentado Jovem e Rico, de Robert Kiyosaki. Segundo o especialista americano, a melhor renda é a passiva (por exemplo, a proveniente do aluguel de imóveis) e não a renda ganha (proveniente de salários, etc.). A razão? A passiva é a renda "pela qual se trabalha menos, é freqüentemente menos taxada e lhe dá bons retornos em um longo período de tempo", explica o guru. Essa é também a estratégia que ele diz usar em seus próprios investimentos. E parece que tem dado certo -- pelo menos para ele. Kiyosaki embolsa 60 000 dólares por mês só de investimentos . Isso sem contar outros tipos de aplicação e o dinheiro proveniente da venda de seus livros. Este mês chega ao Brasil sua décima obra: Quem Mexeu no Meu Dinheiro? (Editora Campus). De seu escritório no Arizona, Estados Unidos, Robert Kiyosaki falou com exclusividade a VOCÊ S/A.

Quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem ao administrar seu dinheiro?
As pessoas cometem muitos erros quando o assunto é gestão das finanças. Mas o maior deles é ter apenas uma carreira. Se você realmente quer ser rico, precisa ter duas carreiras: uma para você e outra para o seu dinheiro. Por exemplo, as pessoas me conhecem como escritor. Minha profissão é ser escritor. Minha segunda carreira é a de investidor . Então, tive de aprender não somente como escrever e falar bem, mas também como investir meu dinheiro usando majoritariamente esse tipo de ativo. Fiz cursos sobre o tema, me preparei para isso.

Como as pessoas poderiam desenvolver essa segunda carreira?
A maioria das escolas não tem conhecimento sobre gestão do dinheiro, então, como poderia ensinar sobre isso? As escolas ensinam apenas uma profissão, um trabalho específico. A pessoa é quem tem de ter a iniciativa de ir buscar mais informações.

Qual é sua avaliação sobre as pessoas que dizem não ter tempo para administrar o dinheiro?
É outro erro bastante comum. As pessoas vivem dando desculpas, do tipo "eu não tenho dinheiro" ou "eu não tenho tempo". Isso mostra fraqueza mental. Afinal, ninguém distribui dinheiro em praça pública. É preciso batalhar, ir atrás, aprender, perguntar. Hoje, eu não tenho de trabalhar mais. A razão é que quando era mais jovem usava meu tempo para investir. Agora meus investimentos estão trabalhando a meu favor. Hoje, embolso cerca de 60 000 dólares por mês com meus investimentos . Se trabalho ou não, o dinheiro vem do mesmo jeito.

O senhor costuma dizer que um dos caminhos para se tornar rico é tomar dinheiro emprestado e investi-lo em bons projetos. Mas como se faz isso num país com uma das maiores taxas de juro do mundo como o Brasil?
Quando as taxas de juro estão altas fica ainda mais fácil comprar bons imóveis. Porque ninguém pode comprar. Afinal, o crédito não compensa. Se eu estivesse no Brasil atualmente, iria pesquisar os melhores investimentos. Voltaria aos Estados Unidos, levantaria o dinheiro necessário, em dólar, para investir em real no Brasil. É preciso ser flexível, agir de acordo com o cenário econômico.

Mas o que deve fazer o investidor brasileiro, que não pode contar com os dólares, nem com a taxa de juro americana?
Pode procurar dez amigos que tenham dinheiro e convencê-los a aplicar num bom investimento. A chave para isso é ser capaz de encontrar um bom investimento. E a chave para encontrar um bom investimento é saber quem vai alugar o seu imóvel. Falo em imóvel porque é a minha especialidade.

Quais as melhores estratégias para fechar o ano e começaro ano novo com mais dinheiro no bolso?
As pessoas têm de manter a mente aberta. Se você diz que não consegue fazer algo, realmente não conseguirá. Neste momento, há algo acontecendo no Brasil que poderá torná-lo rico, mas você vai ter de descobrir o que é. Eu não sei, porque não moro aí. Gosto quando o cenário parece ruim porque é justamente aí que as oportunidades ficam mais visíveis. Então, mantenha sempre a cabeça aberta.

Mas para isso é preciso ter informação. Onde as pessoas devem acessá-la e como devem administrar tantos dados?
Primeiro, faça perguntas. Segundo, converse com as pessoas que são ricas. Hoje, há um problema: pobre só anda com pobre. As pessoas têm de buscar amigos que sejam entusiasmados com o futuro. Se você começa a andar com pessoas que são pessimistas, nunca vai ter nada.

O senhor poderia citar exemplos de perguntas que as pessoas devem fazer na hora de investir?
Sempre pergunto aos meus amigos em que eles estão investindo. Quando o ouro estava em baixa, por exemplo, eu estava comprando minas. Meus amigos diziam que eu estava louco. E quando o petróleo estava em baixa, eu comprava petróleo. Resultado: hoje estou muito rico. Ou seja, você tem de fazer o que os outros não estão fazendo.

Qual é a melhor estratégia para conseguir retorno maior que o oferecido pela média dos investimentos do mercado?
As pessoas têm de buscar aquilo que é melhor para elas. Quem é pobre nunca vai enxergar isso. Tudo o que posso dizer é que atualmente nos Estados Unidos é muito difícil descobrir qual o melhor investimento, porque a economia está muito forte. Todo mundo tem dinheiro e está buscando novos negócios. Então, os preços estão altos. No Brasil, as coisas estão difíceis. E, toda vez que a situação está ruim, há algo de bom acontecendo paralelamente. Se eu estivesse mudando para o Brasil, estaria muito animado. É muito mais fácil tomar riscos quando as coisas parecem estar mal.

No livro Quem Mexeu no Meu Dinheiro, o senhor diz que o segredo dos melhores investidores é a integração e não a diversificação. O que o senhor quer dizer com isso?
A maioria dos ricos não diversifica. Quando falo de integrar e não diversificar quero dizer que é preciso focar. Eu sou muito focado em meus investimentos. Eu não posso dizer a você como investir em restaurantes, em cavalos de corrida ou em hotéis. Mas sei como investir em prédios comerciais. Mas a maioria das pessoas é preguiçosa. Quer que alguém lhe dê a resposta pronta.
Então, por que você iria querer um conselho dessas pessoas? O que é o "jogo do dinheiro"? A maioria das pessoas nos Estados Unidos acha que vai parar de trabalhar aos 65 anos. Ou seja, precisa montar uma reserva suficiente para mantê-las longe do trabalho após essa idade. Esse é o jogo do dinheiro. Para mim, isso é estúpido. Eu queria terminá-lo quando tinha 25 anos. Mas acabei o jogo quando tinha 47. A maioria das pessoas nunca vai ganhar esse jogo.

E para as pessoas que têm pouco conhecimento e nenhuma experiência?
Elas têm de começar. Têm de cometer alguns erros. Comece pequeno. Encontre bons assessores. Desenvolva bons amigos. Continue aprendendo. E nunca desista. Eu estava em Nova York com o megaempresário Donald Trump e ele diz o mesmo. Quem busca respostas prontas e investimentos garantidos nunca vai encontrar nada. As pessoas querem receber de mão beijada aquilo que devem fazer e não querem estudar. Então, não posso ajudá-las.

O que o senhor responde aos críticos que dizem que sua abordagem sobre dinheiro é superficial e que apenas vende a ilusão de que é fácil ficar rico?
É fácil ficar rico se você sabe como fazê-lo. É como andar de bicicleta. No começo, é realmente difícil. Mas uma vez que você aprende, fica fácil. É o mesmo que pilotar um avião. É fácil, uma vez que você aprendeu.

Por Dalen Jacomino


Credo !Lembro de na época receber e-mails com a capa da matéria scanneada ,e as mensagens eram focadas numa única frase da reportagem :Pare de andar com pobre .Mas eu interpreto estes pobres como aquelas pessoas que tem sempre um balde de água fria para tocar quando uma ideía nova aparece .Sabe o tipo : isto não vai dar certo ! ou então : não perde o teu tempo ,já tem uns quantos fazendo isto !

Confesso que procuro me afastar destas pessoas para não me contaminar !Vão se tratar cambada de sequelados .

Ah e outra coisa :Guru é o fiofó !Não acredito que alguém pode te ditar como ser (rico,bonito,inteligente,etc.) Gosto dos livros do Robert Kyosaki,acho grande parte dos consekhos dele válidos ... mas não o considero um guru por trazer à público o que uma mnoria já sabia .

2 comentários:

elvira disse...

Cara....seu seu blog é simplesmente DEMAIS.

Não digo por causa das materias, isso existe em varios sites e outros blogs, mas pelo conteudo e pela seu modo fantástico de escrever e interpretar as coisas.

esse blog não é como a maioria: sequelado e que só enxerga o que os olhos podem ver.
Me escreve se puder, elvira_rock@hotmail.com

e guru é o fiofó hahhHAHahh

Alterado on 20 abril, 2009 disse...

que bom Elvira que vc gostou do blog , é através de comentários assim que posso medir se estou no cmainho certo .

um abraço e uma ótima semana para vc.

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template