Quanto mais rara , mais mortal !



A água está se tornando um bem de consumo de custos crescentes e cada vez mais raro. O Brasil detém aproximadamente 8% da Água utilizável do mundo.Mas a situação não é das mais confortáveis: cerca de 80% das águas nacionais estão na Amazônia, onde se encontram só 5% dos brasileiros. Os outros 20% tem de abastecer 95% da população, por isso o seu uso racional é prioritário.
As enfermidades do mundo não desenvolvido são predominantemente conseqüências de um meio ambiente insalubre. As "doenças da pobreza" são as parasitoses e infecções intestinais, febre tifóide e cólera, que se propagam facilmente em áreas carentes de saneamento básico. Segundo a ONU, a cada dia morrem 25 mil pessoas no mundo, na maioria crianças, em conseqüência de doenças causadas pela ingestão de água de qualidade inadequada. Ela acarretaria no Brasil 65% das internações hospitalares e 40% das mortes infantis. Um absurdo. A importância sanitária da água é absoluta. A implantação de novos sistemas de abastecimento de água e de esgotos sanitários e a expansão dos já existentes trás como benefício a rápida melhoria da saúde e daqualidade de vida das pessoas.É preciso estar atento com a qualidade de água consumida.


Veja abaixo, algumas dicas para economizar água em sua residência.
ECONOMIA DE ÁGUA – DICAS


BANHEIRO:
- Procure não tomar banhos demorados. O banho no chuveiro não deve ultrapassar 5 (cinco) minutos.
- Verificar se não há vazamentos nas torneiras, nas tubulações e nas válvulas de descarga.
- Feche a água enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba.
- Um chuveiro gasta em média 15 litros/minuto. Um banho de 5 minutos gasta 75 litros. Um banho de 10 minutos gasta 150 litros. Existem no mercado chuveiros com restritor de vazão que economizam cerca de 30% de água.
- Uma torneira de lavatório gasta 10 litros/minuto. Em 5 minutos gasta 50 litros.
- Verifique periodicamente a Bacia Sanitária. Se a mesma for com caixa de descarga, coloque um pouco de alguma substância colorida na água. Espere alguns minutos e se você ver a cor na água da Bacia Sanitária, então há vazamento. Se a Bacia Sanitária tem válvula de descarga, esvaziar a água contida no fundo da Bacia e ver se a mesma enche de água através do vazamento da válvula. Isto pode ser feito com cinza de cigarro. Coloque cinza de cigarro e se a mesma está sendo deslocada, existe vazamento.


COZINHA:
- Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e só aí abra a torneira para molhá-los. Enxágüe tudo que tem de ser lavado e então abra a torneira novamente para novoenxágüe.
- Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.
- Adquira uma máquina que economize água.
- Um misturador de cozinha gasta em média 12 litros/minutos. Durante 5 minutos gasta 60 litros.
- Existem no mercado reguladores de vazão que podem ser instalados em pontos de saída de toneiras/misturadores.
- Instale torneiras na cozinha com arejador que distribui a vazão de maneira uniforme, não prejudicando o jato de água.


LAVANDERIA:
- Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez.


JARDIM:
- Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.
PISCINA:
- Se você tem uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e vento, você perde aproximadamente 3.800 litros por mês, por evaporação; o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de quatro pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente. Com uma cobertura (material plástico), a perda é reduzida em 90%.


FORA DA CASA E DADOS GERAIS:
- Controle o consumo de água de sua casa. Uma pessoa gasta em média 5m³/mês. Assim uma casa com 4 pessoas deverá gastar em média: 4 pessoas x 5m³/mês = 20m³/mês. Pode haver uma variação para mais ou para menos de 30% (trinta por cento), o que ainda será considerado
normal. Quando estiver fora da faixa dos 30% haverá problema de vazamentos ou desperdícios.
- Quando lavar o carro use sabão e água num balde. Use uma mangueira com esguicho na ponta para fechar a água ou use máquina Vap que possui consumo reduzido.
- Conserte os vazamentos visíveis, tais como vazamentos em torneiras, no ladrão da caixa d’água, nas máquinas de lavar roupa e pratos. A média em 100 casas é de 25 vazamentos nas torneiras e 25 nas bacias sanitárias.
- Use uma vassoura e balde para limpar as calçadas e passeios.
- Verificar se não há vazamentos nos reservatórios.
- Uma torneira de jardim ou de tanque gasta 12 litros/minuto. Em 5 minutos gasta 60 litros. Em 10 minutos gasta 120 litros.
- Cubra a piscina para evitar evaporação. Verifique as tubulações, o sistema de filtração e as paredes da piscina para saber se não há vazamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template