Educação Financeira nas escolas já !

A taxa de inadimplência das famílias chegou a 7,5% em agosto, a mais elevada desde dezembro de 2006 (7,6%). O cheque especial (9%) e a compra de bens financiados (13,8%) tiveram as taxas mais altas. Para a compra de carros, a inadimplência está em 3,7% e para o crédito pessoal, em 5,3%. Os dados são do Banco Central, que considera como inadimplência atrasos superiores a 90 dias.

No caso do cheque especial, é considerada inadimplência quando o cliente bancário continua usando o crédito e não cobre o valor financiado por mais de 90 dias.




Seus caloteiros sequelados !


Bueno ,vamos lá , até por que também faço parte das estatísticas !


Faz uns 5 meses li um livro chamado Pai rico ,pai pobre (ROBERTT. KIYOSAKI & SHARON L. LECHTER) que falava sobre como administrar sua vida financeira e tronar-se bem sucedido .Uma das abordagens do livro era a respeito da carência do ensino norte americano (imagine se fosse do Brasil) sobre a educação financeira das crianças e dos acadêmicos do país.


Acredito que aqui no Brasil , estes valores a respeito da inadimplência se deve a diversos fatores , mas principalmente por que nosso sistema de ensino também não abrange esta questão .Sabe-se que dentro destes números , os jovens lideram nesta lista , cerca de 40 % !


O que esta havendo ?Esta havendo é que o jovem não é preparado para lidar com dinheiro e toda a responsabilidade que isto envolve .Alie a isto pais que também não sabem lidar com dinheiro e administrar bem a vida financeira ,em tempo de colapso de bolsas internacionais , quantos sabem realmente o que esta sendo noticiado .
Acredito que esta situação só poderá ser mudada quando for incorporado no currículo escolar matérias de educação financeira .Ora por que em vez dos jovens do ensino médio terem que estudar matérias como educação artística ,ensino religioso (que é facultativo),não são oferecidas matérias como finanças pessoais e empreendedorismo .
Calma , muita calma nesta hora !Não sou contra as matérias que mencionei acima , mas acho que elas poderiam ser dada como oficinas ou atividades extra curriculares , mas ninguém merece com 14 ou 16 anos ter que fazer um desenho com colagem de papel picado e ainda levar bronca da professora pois a margem do desenho estava 2 mm acima do que ela pediu !Pôh ...
O que precisamos é de cidadãos preparados por um sistema de ensino que lhes garantam condições de enfrentar um mercado competitivo e progredir dentro dele sem dívidas e que não esperem a assistência do governo .

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template