Bate papo com Einstein




O físico alemão Albert Einstein não ficou preso aos limites do mundo cientifico .Além de criar a teoria da relatividade ,entre outras contribuições à ciência moderna ,ele foi um pacifista radical e um profundo pensador da condição humana .
Ele revolucionou a nossa visão do universo usando a linguagem matemática.Judeu,perseguido pelo regime nazista ,ele orientava a sua vida por uma filosofia quase que cósmica,mas também abordou com sabedoria e espírito crítico os principais problemas da humanidade ,entre eles a guerra ,o nacionalismo e a religião .
Polêmico ,propôs uma nova consciência planetária baseada na lei da fraternidade universal.Percorreu o mundo dando palestras lutando pela criação de uma ordem mundial democrática e pacífica .
A seguir um curto diálogo com os livros e as idéias de Einstein ,uma alma pioneira que veio abrir caminhos para o futuro :

Apesar de pensador e cientista , você foi criticado e perseguido ao longo de décadas ,isto faz com que sua visão de precariedade da vida seja clara ?
Quando o curso da vida é interrompido subitamente,damo-nos conta que somos náufragos que tentam manter o equilíbrio sobre uma prancha miserável em mar aberto;esquecemo-nos de onde viemos e não sabemos para onde vamos .

Apesar da fama ,você manteve uma postura pessoal humilde.Quais são,em geral, os efeitos negativos do excesso de holofotes e câmeras sobre a pobre personalidade humana ?
A fama faz com que eu me tornasse mais e mais estúpido, o que é ,claro,um fenômeno muito comum .

Você sempre foi bastante irreverente em relação ao poder convencional.Valeu a pena esta atitude ?
Para me punir pelo meu desprezo pela autoridade , o destino fez de mim uma autoridade .

Pessoalmente qual é o seu ideal de vida ?
Jamais busquei a calma e a felicidade como fins em si mesmos.Eu classificaria essa ética básica como um ideal de chiqueiro .Os ideais que iluminaram o meu caminho , e têm me dado constantemente coragem para encarar a vida com alegria ,têm sido a bondade,a beleza e a verdade .

Como se pode avaliar corretamente um ser humano ?
Determino que o autêntico valor de um homem de acordo com uma única regra : em que grau e com que finalidade o homem se libertou do seu eu ?

E como funciona esta avaliação ?

Eu ,enquanto homem,não existo somente como criatura individual ,mas me descubro membro de um grande comunidade humana .Ela me dirige,corpo e alma ,desde o nascimento até a morte.Meu valor consiste em reconhecê-lo .Sou realmente um homem quando meus sentimentos,pensamentos e ato têm uma única finalidade : a comunidade e o seu progresso.È minha atitude social ,portanto, que determinara o juízo que sem tem sobre mim,bom ou mal .

A identidade profunda entre seu pensamento e a filosofia esotérica é bastante notável .Você considera todos os campos de conhecimento como coisas inseparáveis ?
Todas as religiões ,artes e ciências são ramos da mesma arvore .Todas essas aspirações buscam tornar mais nobre a vida do homem,erguendo-a da esfera da mera existência física e levando o individuo a alcançar a liberdade .Não é por mero acaso que as nossas universidades mais antigas evoluíram e deixaram de ser escolas clericais.Tanto as igrejas como as universidades , na medida em que estão à altura da sua verdadeira missão,buscam a elevação do indivíduo .Elas tentam realizar esta grande tarefa promovendo a compreensão moral e cultural e a renúncia à força bruta .

A maioria dos professore perdem tempo fazendo perguntas que visam descobrir se o aluno não sabe ,quando a verdadeira arte consiste em descobrir o que o aluno sabe ou é capaz de saber . Qual a sua opinião a respeito ?
Sou da opinião que a pior coisa que para uma escola é trabalhar com os métodos do medo,da força e da autoridade artificial .Tal tratamento destrói os sentimentos saudáveis , a sinceridade e autoconfiança do aluno.Produz o sujeito submisso .
O objetivo da educação de deve ser o treinamento de indivíduos que agem e pensam independentemente ,mas que vêem no serviço à comunidade a conquista mais alta de suas vidas .
A escola deveria ter como objetivo que o jovem a deixasse como uma personalidade harmônica e não como um especialista .(...) O ensino deve ser tão bom que seja visto como um valioso presente e não como um duro dever


Revista planeta Fev/2003

2 comentários:

Fábio on 21 outubro, 2008 disse...

Interessante.Parabéns,matéria muito inteligente.

brilhanteideia on 22 outubro, 2008 disse...

brilhanteideia - ricardo - parabéns

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