GLÓRIA AO CAPITALISMO


Havia um tempo em que votos de pobreza eram considerados um símbolo de altivez,dar suas riquezas ao pobres era garantia de um belo “’flat” pós-morten .Era possível até mesmo alcançar status no hight Society com donativos aos órfãos com doações à Igrejas .Era feio dizer eu sou rico ,já que os mesmos deveriam ser punidos e condenados a um kitinete pela eternidade .Eu fui criado assim , e quando digo que sou ambicioso sempre vejo um ar de desaprovação na face de quem houve isto .

Mas hoje a história é outra , o consumo é incentivado em massa !Tudo é marketing and bussines !Veja na TV a nova mansão do milionário Beltrano Albuquerque esta ali tudo para você ver e desejar !Este mercado se encarrega de dizer o que é obsoleto , que até ontem era novidade ,e dizer qual é o padrão a ser seguido para que você seja considerado cool ! O que acho frustrante são aqueles sequelados de uma elite que ainda insiste em empregar igualdade social! Vá ver esta cambada anda de ônibus, compra comida com vale refeição , anda sem uma bolsa Prada,sem um óculos DG , enfim os ícones do luxo ! Certa vez para uma turma de acadêmicos de diferentes cursos , para ser mais exato em uma cadeira de realidade da sociedade brasileira , a professora falava a respeito do mundo das marcas que tanto encantam , mas que não possuem uma fábrica sequer , elas tercerizam os serviços ,exploram mão de obra e os produtos ali feitos são vendidos a preços absurdos somente pelo uso de um logotipo .Nesta hora uma aluna , a mais Pat da turma , se levanta indignada dizendo que não aceitava que os sapatos da Prada que ela pagava R$350,00 eram feitos numa fabriqueta numa zona rural onde as filhas da empregada dela trabalhavam !O pior é que um coro de indignações se levantou , não contra a exploração comercial ou à mão de obra, mas a à própria mão de obra !Mas o que estes sequelados queriam ? Que a Miuccia Prada coloca tacos , cabedais e fica doidona e alterada com cola de sapateiro ?Não meu povo !Quem faz é tão bem remunerado que não pode comprar nem um pé do par de sapatos que produz numa esteira , onde até o os minutos para as necessidades fisiológicas são contados !
Mas graças a Deus , acho que isto é obra dele , com a globalização e com a ação do incentivo do consumo , determinados indivíduos tiveram a brilhante idéia de suprir esta carência do mercado : dar aos pobres o que é dos ricos por preços módicos ! Criaram então as réplicas da marcas famosas , alias de tudo né! E assim seguindo o mesmo princípio da marca original ,só que de forma bem mais ilícita , bem ilícita mesmo ,proporcionam aos mortais comuns o direito de serem cool ,nice, glamurosos e poderosos .
Isto parece uma grande ilusão não é ? E é mesmo, mas ó que move o mundo !

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template