Amazônia :Quem dá mais ?Dou-lhe uma , dou-lhe duas ...(parte I)


O Ministério do Meio Ambiente divulgou hoje a lista dos 100 maiores desmatadores do País.Eles são responsáveis pela devastação nada menos de uma área média de 1,6 mil hectares. Juntos, eles desmatam o equivalente a cerca de 160 mil campos de futebol, segundo informou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.. Segundo o estudo, de 100 acusados de devastação apenas 10 vão a julgamento e um é condenado. O ministro afirmou, entretanto, que pretende não apenas denunciar os suspeitos, mas garantir a punição dos criminosos.
Na soma das perdas da Floresta , só em 2008 , já perdemos No acumulado de 2008, a 5.681 km², de acordo com o INPE. Para se ter uma noção ,Cingapura, cidade-estado que recebeu a Fórmula 1 no fim de semana, tem área total de 641 km².
A desvastação se cocnetra nos estados do Pará com 453,3 Km² de flroesta ao chão ,depois vem o Mato Grosso com 229,2 Km² desvastados .O acompanhamento das aéra da Floresta por satélite ainda é precário , some isto as condiuções climáticas que dificultam o acompanhamento espacial nos outros estados. O Inpe informou que 74% da Amazônia pôde ser vista por satélite, porém o Estado do Amapá ficou praticamente todo encoberto por nuvens (99%), e em Roraima 77% do território não pode ser visto.
Quando comparado à área desmatada registrada em agosto de 2007, o aumento da destruição da floresta foi de 230 km². Nos 12 meses de agosto de 2007 até o mês passado, a Amazônia perdeu 8.673 km², informou o Inpe. Só em abril de 2008, 1.124 km² de floresta foram desmatados.
Recentemente, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou a queda do desmatamento em julho, quando o desmate atingiu 324 km². Na época, o ministro atribuiu a queda ao aumento da fiscalização e a acordos fechados entre o ministério e setores do agronegócio.
Na semana passada Minc anunciou que vai divulgar os nomes dos 100 maiores devastadores da floresta. Ele deve comentar os dados sobre o desmatamento nesta tarde.
Até parece que este pessoal começou hoje a desmatar!É louvável a iniciativa do Ministro, mas prezados, sabemos que em 500 e poucos anos de história, a Amazônia foi considerada o terreno baldio sem nenhuma importância, apenas para ser incluída em promessas eleitoreiras e em discursos demagogos!Mas leve em conta que apesar de representar 59 % do território nacional, apenas 12,32% da população brasileira vive nela.
Estes índices favorecem o fomento da internacionalização da nossa Floresta pelas grandes potencias mundiais !A biodiversidade da floresta é um bem mais valioso que os minérios que o território verde abriga .N a forma de ONGS nossa Floresta já sendo sendo vendida por preços módicos,para não dizer de graça .Falarei mais deste assunto em um próximo post ...

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um alterado feliz, expresse sua opinião... porém:
1º os comentário são moderados (vá que um dia a minha mãe visite o blog e não goste dos elogios dirigidos a ela);

2º não use de miguxês e nem de palavras de baixo calão (até eu tenho limites);
3º faça comentários relacionados ao assunto do post (terra chamando, terra chamando, se situe !);

4º se quiseres trocar experiências pessoais a respeito do tema em questão , sinta-se a vontade ,só não me traga problemas.

 

Seguidores

Conexões

Passaram por aqui

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

ALTERADOS E SEQUELADOS Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran | Featured Post By Free Blogger Template